Releases
29/10/2018 15:47

Como a era da digitalização está transformando o setor de crédito no Brasil?


Uberlândia--(DINO - 29 out, 2018) -
A transformação digital chegou ao setor bancário, que busca constantemente se  diferenciar diante da concorrência. O discurso de um "novo banco", que investe em tecnologia e automatização, já está em evidência.

Por conta da transformação digital, os consumidores chegam cada vez mais informados aos bancos e querem ter acesso a todas as informações que envolvem a contratação de um serviço de maneira rápida e simplificada. Experiência do cliente e transparência nunca foram tão importantes como agora para as instituições financeiras.

No Brasil, existem quase 400 fintechs e apenas 9% delas são especialistas em empréstimos para pessoas físicas, segundo o Finnovista Fintech Radar Brazil. Com o desejo de aumentar essa estatística e transformar a relação dos brasileiros com os serviços financeiros, Diego Andrade e Patrícia Soares fundaram a Prestho, uma empresa que está transformando o mercado de crédito consignado no Brasil.

A plataforma online surgiu nesse cenário para oferecer a contratação de empréstimo e cartão de crédito consignado de maneira totalmente digital e transparente, o que oferece mais comodidade e praticidade para as pessoas que podem utilizar essa linha de crédito.

Foco em inovação

Foi justamente a preocupação com a inovação que transformou a Prestho em um expoente quando se trata de crédito consignado. Ela chegou ao mercado com um diferencial importante: é uma das primeiras fintechs do Brasil a lançar uma tecnologia 100% disruptiva e desenvolvida com foco em experiência do cliente e transparência.

Diferente de outros simuladores de crédito consignado disponíveis na internet, a Prestho é a única a mostrar detalhadamente o valor do empréstimo ou do limite do cartão de crédito consignado para quem fizer a simulação. Ou seja, não se trata de um valor fictício e, sim, da margem consignável real que o cliente pode utilizar.

A Prestho é também a única plataforma online que permite que o cliente contrate sozinho o cartão consignado, solicite o saque do limite e ainda faça o seguro prestamista. Com poucos cliques e em uma única simulação.

União de expertises

Patrícia Soares é especialista em crédito consignado e atua no setor há quase 20 anos. A sua experiência serviu para que ela percebesse quais eram as principais falhas das tradicionais instituições financeiras e as dores dos clientes e, assim, encontrasse maneiras de otimizar o acesso das pessoas aos serviços financeiros.

Já Diego Andrade, cineasta e estrategista de marketing, colaborou com iniciativas inovadoras, como análise de big data e realidade aumentada, e aplicou o seu know-how em cinema, TV e mídia digital para criar a melhor experiência possível para os usuários da Prestho.

Baseados em pesquisas, Patrícia e Diego perceberam que a melhor solução para facilitar o acesso ao crédito consignado estava na criação de uma plataforma digital, que permitisse a contratação de crédito a qualquer momento e que contasse com um processo de contratação totalmente transparente.

Visão de instituições financeiras como "inimigas"

Das pessoas que fazem empréstimo, 17% afirmam que não têm muito tempo para pesquisar ou comparar as taxas e os juros cobrados, de acordo com a pesquisa "Cenário do Empréstimo no Brasil", feita em 2017 pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Esse dado leva a crer que uma parcela considerável dos consumidores não tem priorizado o cuidado com as finanças pessoais.

Outra pesquisa ("Cenário do Empréstimo no Brasil: Aquisição, Finalidade e Critérios de Escolha") mostrou ainda que praticamente uma em cada cinco pessoas (19,3%) considera o papel do empréstimo como algo negativo na vida delas.

"As pessoas enxergam as instituições financeiras como 'inimigas'. Isso acontece porque elas não entendem seus processos, por conta de toda a burocracia envolvida nos serviços. Não queríamos que o mesmo acontecesse com a Prestho e é por isso que a transparência é tão importante. Com ela, os consumidores conseguem ter clareza do que estão contratando e, assim, não se sentem lesados", afirma Patrícia.

Melhor experiência do consumidor

Focada em promover o melhor processo para seus clientes, a Prestho recentemente reformulou seu site para otimizar a experiência de usabilidade e navegação e implantou novos canais de atendimento.

Chamadas de vídeo, chat online, redes sociais e outros recursos mobile são disponibilizados para auxiliar os usuários. "Tudo o que a Prestho faz tem um único objetivo: facilitar a vida das pessoas, inclusive dentro da própria plataforma. Temos recebido feedbacks positivos dos nossos clientes, por conta da comodidade que eles têm em contratar crédito sem precisar da ajuda de outras pessoas. A satisfação está principalmente em poder analisar com calma a simulação, além de fazer todo o processo de onde estiver", diz Diego.

Outra maneira que os empreendedores encontraram para contribuir com a transparência do processo de contratação da Prestho foi o marketing de conteúdo. "O blog é pensado para ensinar as pessoas e esclarecer as principais dúvidas sobre o crédito consignado. Lá, os artigos tratam de taxas de juros, formas de pagamento, regras etc. Tudo isso ajuda quem precisa contratar crédito consignado a fazer uma contratação realmente consciente", completa Diego.

Além dos canais de atendimento, a plataforma é estruturada para atender aposentados e pensionistas, um grupo formado majoritariamente por pessoas de terceira idade que não têm tanta habilidade para usar ferramentas digitais.

Quando questionada sobre o futuro, Patrícia afirma que "a ideia que move a Prestho é a de que as pessoas controlem de verdade sua vida financeira, sem que precisem depender de horário comercial ou se deslocar até um banco ou correspondente bancário, por exemplo. Sabemos o quanto as pessoas precisam de crédito e o quanto é difícil obtê-lo através das instituições tradicionais".

"O que pretendemos continuar fazendo é facilitar e agilizar cada vez mais o processo de contratação de crédito consignado. O cliente precisa entender como funciona o crédito que ele está contratando ou que vai contratar e ele tem o nosso blog como fonte de pesquisa e de informação", completa Diego.

Servidores do Siape, aposentados e pensionistas do INSS podem, portanto, contar com novidades da Prestho no futuro e, por agora, usufruir de toda a praticidade que a plataforma já oferece.



Website: http://www.prestho.com.br

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos