Releases
02/05/2019 16:19

Nota máxima do MEC acelera transformação da Facens em centro universitário


Sorocaba--(DINO - 02 mai, 2019) - A Facens agora é um centro universitário. A mudança foi homologada pelo Ministério da Educação (MEC), conforme portaria nº 1.138, publicada em 01 de novembro de 2018, após a Facens atender aos requisitos do MEC com máxima eficiência. Para ser credenciado como centro universitário, é necessário, entre outros fatores, que a instituição de ensino superior apresente Conceito Institucional (CI) igual ou maior que 4, e o CI da Facens foi 5, a nota máxima do MEC. Também é preciso que a Instituição tenha 1/3 de seu corpo docente formado por mestres e doutores, e a Facens tem 75%. Esses indicadores de qualidade do MEC colocam a Facens como o 4º melhor centro universitário particular do estado de São Paulo e o 13º do Brasil.

"O credenciamento da Facens como centro universitário foi uma conquista de todos que há 42 anos trabalham pela qualidade da formação em engenharia e, mais recentemente, em Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo, diz o Prof. Dr. Fabiano Prado Marques, que era vice-diretor da Facens e agora passa a ser vice-reitor. "Em maio do ano passado, quando recebemos a nota 5, a maior avaliação no conceito do MEC, confirmamos o trabalho sério que temos realizado ao longo dos anos e comprovamos a excelência dos nossos cursos. Agora, nosso credenciamento - por unanimidade e com louvor - como centro universitário endossa esse esforço e renova nosso foco no desenvolvimento do aluno e na oferta de ferramentas e infraestrutura para a formação de profissionais capacitados tecnicamente e de cidadãos aptos a lidar com os desafios do mercado trabalho", diz o vice-reitor reforçando que a mudança é extremamente positiva, tanto para a comunidade atual como para as próximas gerações de alunos, professores e colaboradores.

Quem já estuda na Facens será, por exemplo, beneficiado com o recebimento do diploma pouco tempo após a conclusão do curso, o que não acontece hoje. "Como faculdades não têm autonomia do MEC para emitir e registrar diplomas, alguns formandos podem levar até meses para receberem os mesmos", conta o Prof. Dr. Fabiano, reforçando que a partir desse ano os diplomas serão emitidos pela Facens e com muito mais agilidade.
Outra vantagem é que, como centro universitário, a Facens tem autonomia para a criação de novos cursos, o que promove o relacionamento dos alunos em diferentes áreas do conhecimento. A oferta de mais cursos também deverá favorecer o desenvolvimento econômico e social de Sorocaba e região. "Tradicionalmente, nossos cursos são altamente reconhecidos pelo mercado de trabalho, tanto que nossos alunos têm um altíssimo percentual de empregabilidade. Nos últimos doze anos, a média de formandos da Facens no mercado de trabalho é de 90%", destaca o vice-reitor. "Como centro universitário, temos mais independência em relação a uma faculdade e podemos oferecer com agilidade novos cursos de graduação e pós-graduação que atendam às demandas do mercado, ampliando programas de extensão e pesquisa e implementando outros projetos educacionais", acrescenta.

Mais informações em: https://facens.br/

Website: https://facens.br/

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados para o Grupo Estado.

As notícias e cotações deste site possuem delay de 15 minutos.
Termos de uso
Inscreva-se!
Receba no seu email newsletters e informações sobre nossos produtos